Maquiagem

Olho esfumado: dicas para aprender de uma vez por todas

Olá pessoal, tudo bem?

Não há make mais versátil e curinga do que um olho esfumado. Ele vai desde ocasiões mais informais do dia a dia, até eventos que pedem uma elegância a mais.

Porém o esfumado pode ser uma tarefa complicada para quem não tem a prática, principalmente na hora de mesclar os tons de sombra.

Aprenda as etapas em detalhes e truques para mudar isso e se tornar expert no esfumado.

Resultado de imagem para olho esfumado técnicas

Como fazer olho esfumado sem erro

Com uma boa explicação, nós conseguimos realizar as tarefas mais difíceis. Com esse passo a passo você vai aprender de uma vez por todas a fazer o esfumado perfeito!

O esfumado preto é o mais comum, também conhecido como Smokey eye, com um visual mais carregado. No entanto, o esfumado é uma técnica que pode ser adaptada para qualquer cor. A questão é usar tonalidades diferentes de sombra para criar um degradê, deixando tudo mais natural e uniforme.

1- Comece preparando os olhos com o primer adequado para a região

A preparação da pele é um passo fundamental para que o resultado final fique exatamente como planejado, por isso, o primer certo é muito importante. Nos olhos, é ele o responsável por fixar a sombra na pele e deixar o efeito esfumado impecável por muito mais tempo, sendo assim, vale investir em um que tenha a consistência certa e seja de absorção rápida, para que o produto não se misture com a sombra na hora da aplicação.

2- Reforce o lápis na linha d’água e na pálpebra móvel

O smokey eye é conhecido por marcar bem os olhos com a maquiagem, principalmente no estilo preto esfumado. Para deixar a área bem poderosa, a dica é usar um lápis de olho kajal rente aos cílios e na linha d’água, marcando os locais que serão esfumados e dramatizando mais o olhar. Aqui, a dica é usar um pincel adequado para esfumar o traçado feito e, só depois disso, aplicar a sombra desejada para a produção noturna ou do dia a dia.

Resultado de imagem para olho esfumado passo a passo

3- Pincel com cerdas longas e volumosas são os mais indicados para o esfumado

Na hora de escolher a melhor ferramenta de maquiagem para esfumar a sombra, os pincéis macios e de cerdas maiores são os melhores, caso o desejo seja um efeito bem natural e sutil na produção. A maneira de segurá-los ao espalhar a cor do esfumado pela pálpebra também conta: segurar o pincel bem na pontinha durante o uso é uma maneira de deixá-lo mais solto nas mãos, suavizando ainda mais os movimentos e livrando a make do aspecto marcado.

Resultado de imagem para pincel para esfumar

4- Fique atenta a ordem e técnica certa das sombras no smokey eye

É para lá de normal ter dúvidas de como esfumar realmente a sombra escolhida, mas em geral, a ordem certa de aplicação é colocar a cor mais escura na região externa do olhos e a mais clara no centro da pálpebra móvel e, depois, espalhar as duas para que se misturem no olhar.

Agora, sobre os movimentos corretos e quais pincéis usar em cada etapa, um passo a passo bem detalhado do que fazer é tudo que você precisa para não errar a mão.

– Com um pincel de sombra, aplique a cor mais escura na região externa do olho, entre o côncavo e a linha de cílios (#dica: para fazer um esfumado diagonal ou para conseguir um efeito mais alongado, cole fita adesiva do canto externo do olho ao finalzinho da sobrancelha e remova depois da aplicação da sombra escura);

– Com outro pincel, aplique a cor mais clara no centro da pálpebra móvel.

– Depois, com um pincel de esfumar, espalhe ambas as sombras para que se fundam sem linhas marcadas. Não se preocupe se sair da linha do côncavo!

– Para um efeito mais intenso, pode esfumar um pouco da sombra mais escura ao longo da linha de cílios inferiores;

5- Para um ar natural, não vá muito além da linha do côncavo

O bom e velho esfumado que todos conhecemos vai além da pálpebra móvel, mas também não costuma ir tão longe do côncavo dos olhos. Na hora de fazer o processo de ‘vai e vem’ com o pincel, é válido tomar cuidado com o local em que a sombra está sendo aplicada e espalhada, para não deixar o olho esfumado muito além da área delimitada para o efeito.

6. Suavize o efeito com um pouco de iluminador

Por deixar o olhar bem profundo e sexy, o esfumado pode tirar um pouco do brilho natural dos olhos e fazer com que aparentem cansaço. Para o evitar, vale suavizar o efeito com um pouco de iluminador. Veja como:

– Com um pincel chanfrado, aplique o pó iluminador (que pode ser sombra branca, dourada ou prateada) no “V” interno no olho;

– No centro da pálpebra, aplique um pouco do produto e espalhe para dentro e para fora;

– No arco da sobrancelha, abaixo dos fios, vale também iluminar a região com um pincel de sombra.

7- Prefira usar o corretivo embaixo dos olhos depois que finalizar a sombra

Passar o corretivo na pálpebra antes de usar a sombra é permitido – e recomendando, para fixar e uniformizar o smokey eyes -, mas embaixo dos olhos, a dica é só aplicar o produto depois que o esfumado estiver terminado. O motivo é que, em geral, sombras em pó bem pigmentadas costumam cair no rosto durante a produção dos olhos e ficarem depositadas nessa região abaixo do olhar, criando o efeito ‘olho de panda’.

Para que elas não grudem na make, o truque é finalizar a pele só após terminar a make dos olhos, ou, caso o erro já tenha sido feito na pele pronta, limpar a sombra que caiu fora do local com um algodão, refazer a pele em seguida, com o corretivo e o pó.

8- Máscara e cílios postiços deixam o acabamento mais bem feito

Por fim, o detalhe que vai deixar a produção impecável e bem caprichada na finalização é todo feito nos cílios. Se a ideia é deixar a maquiagem bem sensual e forte no olhar, investir em cílios postiços e finalizar com boas camadas de máscara é o segredo para abrir a região dos olhos e valorizar ainda mais todo o trabalho feito com a sombra esfumada. O resultado é uma make elegante, sensual e bem caprichada, do jeito que as loucas por maquiagem adoram!

E aí, bora ousar no olho pretão?

Bjs!!♥

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s